05 Lições dos Pastores de Belém a Igreja Moderna


Evangelho de Lucas Cap. 2
15  E, ausentando-se deles os anjos para o céu, diziam os pastores uns aos outros: Vamos até Belém e vejamos os acontecimentos que o Senhor nos deu a conhecer.
16  Foram apressadamente e acharam Maria e José e a criança deitada na manjedoura.
17  E, vendo-o, divulgaram o que lhes tinha sido dito a respeito deste menino.
18  Todos os que ouviram se admiraram das coisas referidas pelos pastores.
20  Voltaram, então, os pastores glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, como lhes fora anunciado.



Introdução
Muitas vezes chegamos a época do Natal com muitas expectativas de presentes e festas. O Natal vem e vai e continuamos na mesma, quando muito fazem um Culto de Natal com presépio e encenações, e, por fim fica tudo na mesma.
Agora se voltarmos àquela noite não veremos nada disso do que vemos, veremos sim a movimentação dos Céus afim de transmitir uma mensagem, que mui interessante, não foi pregada no palácio ou no Grande Templo.
E que mensagem poderosa era aquela, falava de um grande acontecimento, do nascimento de Um Menino, o Filho de Deus entre os Homens e também de seu Ministério entre os homens aos quais Ele quer Bem.
Importante não é somente o que eles viram e ouviram, mas sim o que eles fizeram depois e isto vai mudar muito da nossa visão do Evangelho.
Aprendamos então com os Pastores de Belém.

1) Vamos até Belém e vejamos V.15
Observe esta expressão. O que ela te lembra?
Veja que interessante estes pastores que eram reputados como ignorantes, sem sabedoria, rudes e brutos, mesmo tendo visto e ouvido os Anjos de Deus, não sairam feito loucos anunciando uma Palavra que ainda não tinham conferido.
Eles em muito me lembram os crentes de Beréia, preceisamos voltar a Palavra (não só em livros, estudos e palestras - também são importante), conferindo e examinando tudo o que ouvimos ou lemos.
Esses Pastores de Belém creram na Palavra dos Anjos, mas antes de anuncia-la foi primeiro conferi-lá.

2) Foram Apressadamente e Acharam V. 16
Sinta a intensidade desta frase. O desejo de confirmar a Palavra era tão intensa que eles sairam correndo.
Muitas vezes nós estamos sem pressa para achar o que está na Manjedoura, estamos correndo e procurando, mas grande parte das vezes na direção errada.
Queremos achar o Menino, procuramos o Menino, mas qual é a intensidade de nosso desejo.
Precisamos rever nossos projetos, voltar a Manjedoura, procurar para acha-la e não fazer como cão que fica correndo atraz da própria cauda, e de tanto que corre se cansa e nào encontra o que quer.
Os Pastores de Belém procuraram com afinco e encontraram, quer dizer que Ele está acessivel e quer ser encontrado.

3) E, vendo-o, divulgaram V.17
 Sabe um dos fatos que mais me impolgaram neste texto é que ele está em uma crescente, os Pastores de Belém, foram e viram, se apressaram e acharam e sua impolgação se tornou tão grande que eles viram o Menino e agoa estão a proclamar, a divulgar o que tinha visto.
Você já notou que os primeiros proclamadores do evangelho não eram pessoas de grande expressão na sociedade?
Os proclamadores do Nascimento do Messias eram simples Pastores e os arautos de sua ressureição foram ingenuas mulheres.
Note que não há necessidades de grandes atributos intelectuais (não estou dizendo que estudar é errado, se assim fizesse iria contra meus principios e ensinamentos), mas é preciso ter tido um encontro com o Menino em Belém, é preciso ter O achado e O visto.
O Evangelho é simples é somente dizer como os Pastores de Belém, o Menino nasceu em Belém e como as Mulheres, o tumulo está vazio e Ele os aguarda.

4) Todos os que ouviram se admiraram V.18
A mensagem do Evangelho é simples, mas poderosa, atinge todos os corações.
Precisamos apenas falar.
Não está escrito que os Pastores de Belém fizeram "Grandes Concentrações de Fé e Milagres com o Menino de Belém" ou uma "Conferência Internacioal de Missões com o Menino da Manjedoura".
Eles apenas falavam aos amigos, visinhos e a todos os que encontravam pelo caminho e o retorno foi certo, eles foram ouvidos e não somente isso as pessoas se maravilharam de ouvir uma história tão linda e poderosa.
Se olharmos ao nosso redor veremos uma infinidade de pessoas que estão ansiosas e necessitadas de ouvir uma história transformadora como a deste Menino.
Então simplesmente conte aos outros que você encontrou o Menino e que Ele quer ser encontrado por todos.


5) Voltaram, .... glorificando e louvando a Deus V.20
 Este é o efeito direto de quem anuncia a chegada deste Menino em sua vida.
Muitas pessoas precisam e correm atraz de movimentos para sentir da alegria do Espírito Santo, mas se esquecem que a maior fonte de alegria que temos é quando um pecador se arrepende.
Não sei se é só comigo ou nas Igrejas que cuido, mas quando uma pessoa toma a sua decisão de viver com o Menino de Belém, não só eu mas toda a Igreja se alegra, glorifica e louva a Deus, uns choram, outros riem, outros glorificam em voz alta ou Falam e Línguas Estranhas, muito mais que qualquer Culto de Avivamento que possamos fazer.
Mas isto é Bíblico "Eu vos afirmo que, de igual modo, há júbilo diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende." Lc 15.10.
(Exegesetas de plantão, não me critiquem) Mas se há jubilo diante dos anjos a principio quem se alegra? Creio que seja o Próprio Deus.
Não precisamos de movimentos de Avivamento, precisamos sim de Esforços Evangelisticos. Quando voltarmos a anunciar o que achamos para os que ainda não têm, sentiremos também a alegria dAquele que está diante dos anjos.



Conclusão
Que nós Igreja Moderna possamos aprender com estes simples Pastores de Belém e viver a verdadeira Alegria do Natal, a anunciação do Nascimento do Menino de Belém.