DÍZIMO, OFERTAS E PRIMÍCIAS

DÍZIMO, OFERTAS E PRIMÍCIAS

“Ainda no mesmo dia, se nomearam homens para as câmaras dos tesouros, das ofertas, das primícias e dos dízimos, para ajuntarem nelas, das cidades, as porções designadas pela Lei para os sacerdotes e para os levitas; pois Judá estava alegre, porque os sacerdotes e os levitas ministravam ali; e executavam o serviço do seu Deus e o da purificação; como também os cantores e porteiros, segundo o mandado de Davi e de seu filho Salomão.” Ne 12. 44-45 (Grifo Nosso)

INTRODUÇÃO
Quando nós falamos de Dízimos muitos ficam mal humorados, pois entendem como uma cobrança dos Pastores e Obreiros Locais.
Estamos em épocas em que o ato de contribuir está banalizado usam a contribuição da Igreja, o dinheiro que os irmãos tiram de seu sustento e usam para fazerem compra pessoais e enriquecimento, fazendo que isto aparece em jornais e televisões.
Mas não era assim no começo, meu desejo é mostrar-lhe que muitas vezes estamos deixando de sermos mais abençoados por não estarmos atentos aos conselhos Bíblicos.

DEFINIÇÃO BÍBLICA

I – DÍZIMOS - rsem ma‘aser ou rsem ma‘asar e (no pl.) fem. hrsem ma‘asrah
1) dízimo, décima parte
1a) décima parte
1b) dízimo, pagamento de uma décima parte
O Dízimo Pertence ao Senhor
A décima parte, tanto das colheitas como dos animais, que os israelitas ofereciam a Deus :
Levítico 27:30-32
“Também todas as dízimas da terra, tanto dos cereais do campo como dos frutos das árvores, são do SENHOR; santas são ao SENHOR.
Se alguém, das suas dízimas, quiser resgatar alguma coisa, acrescentará a sua quinta parte sobre ela.
No tocante às dízimas do gado e do rebanho, de tudo o que passar debaixo do bordão do pastor, o dízimo será santo ao SENHOR.”
Hebreus 7:1-10
“Porque este Melquisedeque, rei de Salém, sacerdote do Deus Altíssimo, que saiu ao encontro de Abraão, quando voltava da matança dos reis, e o abençoou, para o qual também Abraão separou o dízimo de tudo (primeiramente se interpreta rei de justiça, depois também é rei de Salém, ou seja, rei de paz; sem pai, sem mãe, sem genealogia; que não teve princípio de dias, nem fim de existência, entretanto, feito semelhante ao Filho de Deus), permanece sacerdote perpetuamente.
Considerai, pois, como era grande esse a quem Abraão, o patriarca, pagou o dízimo tirado dos melhores despojos.
Ora, os que dentre os filhos de Levi recebem o sacerdócio têm mandamento de recolher, de acordo com a lei, os dízimos do povo, ou seja, dos seus irmãos, embora tenham estes descendido de Abraão; entretanto, aquele cuja genealogia não se inclui entre eles recebeu dízimos de Abraão e abençoou o que tinha as promessas.
Evidentemente, é fora de qualquer dúvida que o inferior é abençoado pelo superior.
Aliás, aqui são homens mortais os que recebem dízimos, porém ali, aquele de quem se testifica que vive.
E, por assim dizer, também Levi, que recebe dízimos, pagou-os na pessoa de Abraão.
Porque aquele ainda não tinha sido gerado por seu pai, quando Melquisedeque saiu ao encontro deste.”
O dízimo era usado para o sustento dos LEVITAS { Números 18:21-24 Aos filhos de Levi dei todos os dízimos em Israel por herança, pelo serviço que prestam, serviço da tenda da congregação. E nunca mais os filhos de Israel se chegarão à tenda da congregação, para que não levem sobre si o pecado e morram. Mas os levitas farão o serviço da tenda da congregação e responderão por suas faltas; estatuto perpétuo é este para todas as vossas gerações. E não terão eles nenhuma herança no meio dos filhos de Israel. Porque os dízimos dos filhos de Israel, que apresentam ao SENHOR em oferta, dei-os por herança aos levitas; porquanto eu lhes disse: No meio dos filhos de Israel, nenhuma herança tereis.}, dos estrangeiros, dos órfãos e das viúvas { Deuteronômio 14:28-29 Ao fim de cada três anos, tirarás todos os dízimos do fruto do terceiro ano e os recolherás na tua cidade. Então, virão o levita (pois não tem parte nem herança contigo), o estrangeiro, o órfão e a viúva que estão dentro da tua cidade, e comerão, e se fartarão, para que o SENHOR, teu Deus, te abençoe em todas as obras que as tuas mãos fizerem.}.

II – PRÍMICIAS - tyvar re’shiyth
1) primeiro, começo, melhor, principal
1a) princípio
1b) primeiro
1c) parte principal
1d) parte selecionada
Os primeiros resultados da colheita {Êx 23.19 As primícias dos frutos da tua terra trarás à Casa do SENHOR, teu Deus}. Figuradamente: o primeiro presente que Deus dá aos fiéis {Rm 8.23}; o primeiro a crer {Rm 16.5}; o primeiro na ressurreição da vida {1Co 15.23}; o primeiro lugar entre as criaturas {Tg 1.18}; os primeiros a serem apresentados a Deus {Ap 14.4}.
Fala principalmente do sustento dos estrangeiros, dos órfãos e das viúvas e também dos Sacerdotes.

III – OFERTAS - hmwrt t@ruwmah ou hmrt t@rumah (Dt 12.11)
1) contribuição, oferta
1a) oferta alçada
1b) qualquer oferta
1c) uma oferta para Deus
1d) uma oferta (referindo-se a cereal, dinheiro, etc.)
1e) contribuição
“Tomai, do que tendes, uma oferta para o SENHOR; cada um, de coração disposto, voluntariamente a trará por oferta ao SENHOR: ouro, prata, bronze, estofo azul, púrpura, carmesim, linho fino, pêlos de cabra, peles de carneiro tintas de vermelho, peles finas, madeira de acácia, azeite para a iluminação, especiarias para o óleo da unção e para o incenso aromático, pedras de ônix e pedras de engaste para a estola sacerdotal e para o peitoral.” Ex 35-5-9
Usado para atender necessidades especiais da Congregação. Construção, reforma, aquisição de algum bem.

DUAS VERDADES SOBRE A CONTRIBUIÇÃO
Malaquias 3.10-12
“Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida.Por vossa causa, repreenderei o devorador, para que não vos consuma o fruto da terra; a vossa vide no campo não será estéril, diz o SENHOR dos Exércitos.Todas as nações vos chamarão felizes, porque vós sereis uma terra deleitosa, diz o SENHOR dos Exércitos.”
I - “para que haja mantimento na minha casa”
II - “porque vós sereis uma terra deleitosa”

PORQUE DIZIMAR
I – É EXPERSSÃO DE FÉ
Muitos querem comprar a Deus com seus Dízimo achando que é como um negócio: - O Senhor faz o que eu quero e eu pago o Dízimo.
Aprenda com a Palavra:
“Se atentamente ouvires a voz do SENHOR, teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que hoje te ordeno, o SENHOR, teu Deus, te exaltará sobre todas as nações da terra.” Dt 28.1
“De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.” Hb 11.6

II – DEVER SER PAGO
“Honra ao SENHOR com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda; e se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares.” Pv 3.9-10
É uma forma de honrar a Deus, como sinal de agradecimento por tudo que Ele nos tem dado.
Uma pessoa só honrada por outra, quando esta faz algo que nos abençoa, nos alegra.
Neste sentido vemos o versículo que nos deixa claro que devemos fazer diferente no tocante a Deus, devemos honra-Lo e então serão abertos as janela dos céus para nós.

III – COMO EXPRESSÃO DE ALEGRIA
“Cada um contribua segundo tiver proposto no coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama a quem dá com alegria. Deus pode fazer-vos abundar em toda graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo, ampla suficiência, superabundeis em toda boa obra, como está escrito: Distribuiu, deu aos pobres, a sua justiça permanece para sempre.”II Co 9.7-9

  1. gravatar

    # by Anônimo - 13 de dezembro de 2010 07:45

    gostaria de uma uma instrução temos aprendido q as primicias são para o sacerdote,mas qdo . o sacerdote ja tem um exelente salário mais casa , e convenio médico para toda a familia e mais salário para a pastora ( sua esposa ) devemos tirar as primícas tb. uma vez q as primícias era p os sacerdote pq eles naum tinham salário ( herança )? como ficamos então / poe favor naum é um rebeldia mas é que realmente preciso de ajuda nesta questão . maria